Dora Maar, pseudônimo de Henriette Theodora Markovitch, foi uma fotógrafa e pitora francesa, mais conhecida por ter sido amante e musa de Pablo Picasso por cerca de nove anos.
Ela conheceu o pintor em janeiro de 1936, quando tinha 29 anos e, ele, 54. Àquela altura, já era uma fotógrafa conhecida, e as fotos que fez de Picasso pintando Guernica, uma das suas obras-primas, ampliaram ainda mais sua exposição no mundo das artes.
Seu trabalho traz muito do Surrealismo. Um par de sapatos caminhando sem dono pela praia, pessoas andando pelas paredes, criaturas fantásticas e outras imagens oníricas fazem parte da obra que consolidou ao longo de sua carreira.
Abaixo, algumas obras que Picasso criou para sua musa particular:
Em 2001 nasceu a Zupi com o foco em promover, inspirar e registrar os melhores artistas e criativos do Brasil e do mundo. Com curadoria de Allan Szacher, mais de 200 colaboradores espalhados no mundo e com uma equipe de criativos multidisciplinares a revista cresceu, saiu da internet, foi para o papel, é bilingue (inglês e português), distribuida em mais de 22 paises, encontrada nas redes sociais, em Apps de conteúdo, com centenas de milhares de leitores, criou o Pixel Show (maior festival de criatividade da América Latina), fundou a Zupi Academy (formando mais de 8 mil alunos no Brasil com diversos cursos e workshops), lançou livros de arte, revistas customizadas, fez curadorias de conteúdo para diversas marcas e muitas exosições e a cada ano tem lançado novos projetos culturais diferenciados com apoio de grandes marcas inovadoras.