(Ilustração em destaque: “Brasil x Argentina”, Acrílica sobre linho – 1,00 x 1,23 m)
Os livros de imagens são curiosos. Eles podem contar história sem palavras, usando a linguagem visual. O livro sem texto é um gênero textual, entretanto, sua leitura não se dá por meio da mancha de texto. O espaço das páginas são as entrelinhas com todos os detalhes que compõem as ilustrações – traço, cores e técnica -, numa brincadeira de “assim é se lhe parece”, com o propósito de construir a narrativa e garantir a polissemia da leitura ou não. A fabulação, muitas vezes, não ocorre pela sequência de quadros de imagens narrativas com início, meio e fim, causando estranheza em quem lê.
Em Brasil x Todos, J. Victtor usou a sequência de quadros para contar o desenrolar de uma peleja de futebol entre dois grandes times. Partindo da chegada dos torcedores ao estádio, ele mostra a disputa pela vitória entre os jogadores rivais e finaliza com a consagração de um dos times e a comemoração de sua torcida.
Por meio da fotografia, uso de modelos vivos, recriação de fotos a traço, texturas e pintura digital, o artista obteve o resultado plástico deste divertido livro.
Apaixonado por futebol, J. Victtor foi um habilidoso meia-esquerda nas “peladas” no Aterro do Flamengo, no Rio. Seus primeiros desenhos foram de bandeiras de torcidas, aos 11 anos. Para ele, o livro é uma oportunidade para retribuir as emoções e a beleza que o futebol lhe proporcionou.
Não deixem de conferir o livro (de onde foram retiradas as palavras acima) e o trabalho do artista!
Assista ao ensaio musical e visual sobre o livro!
+ Informações: JVicttor