O Studio Swine de Londres, construiu com objetos recuperados e um barril de chopp de sucata, um aparelho de fundição móvel para derreter latas de alumínio. Como combustível, foram usados óleo vegetal recolhido de barracas de pastel de feira. A idéia é que catadores de lata possam produzir móveis com uma estética nativa própria, criando um retrato das ruas a partir de latas, areia e óleo vegetal.
O bancos são feitos com a técnica de fundição de areia simples, e os moldes são feitos também com areia e objetos achados na rua.
Desenvolvido em São Paulo, o projeto Can City foi feito para o Coletivo Amor de Madre, com o apoio da Heineken.
A exposição do projeto rolou em março de 2013 e durante a abertura foram servidos pastéis. O óleo da fritura foi utilizado para que o público pudesse ver a máquina funcionando.
Azusa Murakami e Alexander Groves, do Studio Swine, passaram uma temporada no Brasil cronstruindo e ensinando catadores de lixo a utilizar a engenhoca. O projeto é open source e logo estará disponível no site do estúdio. O que eles desejam é que o projeto seja implantando em mais cidades e por mais pessoas possíveis, devido à sua facilidade de utilização e encontrar materiais.
Veja o vídeo e entenda como funciona:
[row]
[/row][row]
[/row]
Conheça os outros projetos do Studio Swine aqui.