(Texto baseado na opinião do fotógrafo)
O fotógrafo brasileiro Gabriel Chaim viaja constantemente à áreas de conflito para documentar eventos como, por exemplo, as manifestações da queda do presidente Mursi. Desta vez, ele esteve em Gaza, uma cidade palestina conhecida por constantes tensões. O grupo retratado nas fotografias faz parte parte da Frente Democrática para a Libertação da Palestina, eles são do exército da Jihad Islâmica, ou Guerra Santa.
Hoje em Gaza, existem 50 mil Jihadistas, prontos para uma guerra ou uma invasão de Israel. Todo o treinamento acontece durante a noite, pois, eles temem ataques pelo exército de Israel. Basicamente, eles pedem a soltura imediata de 5 mil presos palestinos, que estão detidos em quartéis militares no território israelense.
O povo palestino vive cercado sem poder sair de sua terra. O Egito recentemente fechou a fronteira, que antigamente era o único local de entrada e saída para os palestinos. Israel autoriza a entrada de poucos produtos alimentícios, que são básicos para a sobrevivência. Outra forma de saída são os conhecidos túneis clandestinos que percorrem a fronteira, servindo de acesso para vários produtos como alimentos, carros, armas e drogas. Entretanto, por um acordo fechado entre os governos de Israel e do Egito, todos esses túneis estão sendo destruídos. O presidente deposto, Mursi, fazia vista grossa em relação aos túneis, pois ele tinha um acordo com o Hamas.
Confira as fotos impactantes.
[row]
[/row]
Acesse o site do fotógrafo no link.
Confira outros trabalhos do Gabriel Chaim publicados na ZUPI aqui e aqui.